terça-feira, 30 de março de 2010

Biografia de D. Pedro


D. Pedro I, filho de D. Afonso IV e da princesa Beatriz de Castela, nasceu a 8 de Abril de 1320, em Coimbra. Foi o oitavo rei de Portugal e teve como cognome O Justiceiro, devido ao espírito vingativo que mostrou, após a morte de Dona Inês de Castro.
Foi casado com Dona Branca de Castela, sua primeira mulher, que abandonou em consequência da sua debilidade física e mental. O seu segundo casamento foi com Dona Constança Manuel, que, quando veio para Portugal, trouxe consigo Dona Inês de Castro, uma das suas aias.
D. Afonso IV não aprovava o amor vivido entre D. Pedro e Dona Inês de Castro, aia galega da sua mulher Dona Constança. Consequentemente, Inês foi assassinada a mando do rei, para que D. Pedro voltasse à influência paterna. No entanto, isso não aconteceu. O sentimento de revolta pelo pai cresceu e D. Pedro não o perdoou.
Aquando da coroação de D. Pedro como rei de Portugal, este anunciou o seu casamento com Inês, que se realizara em sigilo antes da sua morte. Queria que a sua amada fosse lembrada como Rainha de Portugal.
D. Pedro I mandou matar dois dos assassinos de Inês de Castro: Pêro Coelho e Álvaro Gonçalves. Segundo a lenda, mandou que arrancassem o coração pelo peito a um e a outro pelas costas. Assim se justifica o seu cognome.
A 18 de Janeiro de 1367 faleceu, em Estremoz.




Maria Beatriz

Sem comentários:

Enviar um comentário